Órgãos que defendem crianças e adolescentes promovem caminhada em Riacho dos Cavalos – PB - Catolé em foco

Publicidade

how to make gifs
how to make gifs
Órgãos que defendem crianças e adolescentes promovem caminhada em Riacho dos Cavalos – PB

Órgãos que defendem crianças e adolescentes promovem caminhada em Riacho dos Cavalos – PB

COMPARTILHE

Nesta quarta feira 18 de maio de 2016 foi realizada uma caminhada em prol do Dia do Combate ao abuso e à exploração sexual de criança e adolescentes e também o dia da Luta Antimanicomial que são lembrados mundialmente no dia 18 de maio, o evento foi realizado pelo CRAS e contou com o apoio do CPS, CREAS,Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação
Secretaria de Saúde do Município e participação de alunos de alguns colégios da rede Municipal e Estadual da cidade, a caminhada percorreu as principais ruas da cidade e a população manifestou sua opinião contra o abuso sexual e o abandono de incapazes através de faixas e gritos de ordem.

A concentração do grupo aconteceu 
praça Aristides Batista da Mota, onde deu inicio a caminhada até o ginásio de Esporte do município de Riacho dos Cavalos, na ocasião aconteceu 
o pronunciamento da mesa diretora do evento e apresentação de peça teatral do grupo Cras-Scfv , Os alunos da escola EEEFM - Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daniel Carneiro também realizou o grito simbólico contra a exploração sexual de criança e adolescentes, os professores e organizadores do evento como o secretária de Assistência Social, tiveram o dever de conscientizar o publico presente informando todas as formas de abuso e como a população pode fazer para prevenir e fazer sua denúncia, 

18 de maio Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual

instituído pela Lei Federal nº 9970/00, terá mobilizações em todo o País. O objetivo das atividades é conscientizar a sociedade brasileira para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.
A mobilização, que se estenderá por toda a semana, é articulada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o apoio do Governo e de parceiros.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.


Dia 18 de maio também é o dia da Luta Antimanicomial.

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.

Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Unico de Saúde - (SUS); está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e emTrieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.

Portal Riacho noticias




























Exposição do centro de Atenção Psicossocial-CAPS I































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais notícias em www.riachonoticias.net, siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Site Riacho noticias pelo WhatsApp (83) 9 9690-1026.

Pages